História » Primeiro Reinado e Período Regencial » Primeiro Reinado » A crise econômica
 
 
O primeiro reinado
 
 
 
O processo de independência brasileiro foi em muitos aspectos diferente do visto nas demais colônias latino-americanas. Não tivemos um confronto armado direto, organizado pela população e pela elite visando a independência. Nossa emancipação foi decretada por um representante da corte portuguesa que se tornou nosso primeiro imperador.
Outro aspecto que difere os dois processos é o que se refere à fragmentação territorial. As colônias espanholas tiveram seu território dividido em muitos países.Mesmo com algumas diferenças, as estruturas herdadas do período colonial, como escravismo, latifúndio, poder nas mãos da aristocracia e dependência do mercado externo aproximam os dois movimentos. As ex-colônias adquiriram sua independência política, mas preservaram as antigas características coloniais.
Após a independência brasileira, D. Pedro enfrentou um importante problema: o reconhecimento da independência pelas demais Nações. Quando obteve o reconhecimento como país independente, esbarrou novamente em outra difícil tarefa, a estruturação da nova organização política brasileira. Também houve, durante o Primeiro Reinado, uma grave crise econômica que levou a crescente insatisfação popular e a abdicação de D Pedro I.
   
   
  D. Pedro I