História » Primeiro Reinado e Período Regencial » Primeiro Reinado » A crise econômica
 
 
Reconhecimento da Independência
 
 
 
A independência brasileira ocorreu no contexto pós-Revolução Francesa, com as Nações européias preocupadas com a expansão dos pensamentos liberais e emancipacionistas. Havia em toda a Europa uma tendência reacionária representada pelo Congresso de Viena e pela criação da Santa Aliança. Por isso, os líderes europeus foram cautelosos no reconhecimento da independência da colônia portuguesa.
 
 
 
O primeiro Estado a reconhecer nossa emancipação foi os Estados Unidos, em 1824. Ex-colônia européia, este país iniciava sua política expansionista, interessando-se por delimitar seu espaço na América Latina (Doutrina Monroe – “América para os americanos”).
A Inglaterra, interessada em acordos lucrativos, ajudou o Brasil a obter o reconhecimento europeu, agindo como mediadora entre a ex-colônia e a metrópole e, em 1825, obtivemos o reconhecimento português. Porém, houve a exigência de uma indenização equivalente a dois milhões de libras esterlinas para que fosse aceita a independência. Sem recursos, o Brasil foi obrigado a pedir empréstimo à Inglaterra, iniciando sua independência política com uma vultosa divida externa. Depois de Portugal, as demais Nações européias também reconheceram nossa independência.
   
   
  Oficiais