Biologia » Microorganismos » Introdução
 
 
Introdução
 
 
 
Os seres microscópicos
Os microorganismos, ou micróbios são os seres vivos mais abundantes na Terra, e podem ser encontrados nos mais diferentes lugares e em quantidades assombrosas. No entanto, geralmente não notamos sua presença, pois não podemos vê-los a olho nu. Como é muito mais fácil estudar as plantas e os animais, que podemos observar com maior facilidade, os microorganismos são ainda muito pouco conhecidos. Até agora, praticamente só aqueles que causam doenças ou são úteis ao homem foram bem estudados, a despeito da grande importância que esses seres têm no funcionamento da biosfera.
Graças ao surgimento de novas técnicas, foi possível aprender mais sobre esses seres de dimensão microscópica e perceber que, da mesma forma que um peixe é bastante diferente de um inseto, o fungo do fermento de pão não pode ser confundido com o protozoário causador da doença de Chagas. Assim, os chamados microorganismos são extremamente diversos, podendo pertencer a diferentes reinos. É fácil perceber que a única coisa que esses organismos têm em comum é o fato de serem microscópicos. Por esta razão, o termo microorganismo não tem valor na classificação taxonômica, pois não necessariamente reflete parentesco evolutivo.
INCLUSÃO DE TEXTO ON-LINE ON-TIME
 
 
 
Os microorganismos foram os primeiros habitantes da Terra. Durante a maior parte da história da vida, todos os seres presentes no planeta eram microorganismos. As bactérias surgiram há cerca de 3,5 bilhões de anos, os protozoários há quase 2,0 bilhões. Os primeiros animais, entretanto, fizeram sua primeira aparição há "apenas" 900 milhões de anos. Observe na figura ao lado estas “pedras”, que são na verdade depósitos minerais, chamados estromatólitos, produzidos por bactérias na costa australiana há mais de 3 bilhões de anos.
   
   
  Estromatólitos de 3 milhões de anos  
 
 
 
Há muito ainda para se aprender sobre os microorganismos, uma vez que a maioria das espécies ainda não foi estudada. Veja aqui como as espécies já conhecidas são poucas perto do total que se supõe existir. E para conhecer uma parte daquilo que a humanidade já aprendeu sobre os seres microscópicos, faça uma viagem seguindo o roteiro abaixo:
 
 
 
Vírus : são seres extremamente simples e não possuem sequer organização celular. Eles não são incluídos em nenhum dos 5 reinos, pois são diferentes de todos os outros seres. Mesmo assim podem ser considerados microorganismos, pois são invisíveis a olho nu. Monera: bactérias Protista: protozoários e algas Fungi: fungos
  Muitos microorganismos causam doenças para as quais existem vacinas muito eficazes, de forma que as pessoas vacinadas estão praticamente livres de risco de contraí-las. Clique aqui para saber como deve ser feita a vacinação para estas doenças.