Biologia » Microorganismos » Fungos » Importância dos fungos
 
 
Reino Fungi
 
 
 
Os fungos são organismos eucariotos, geralmente pluricelulares, exceto pelo grupo das leveduras. Reproduzem-se sexuadamente e são todos heterotróficos, ou seja, nenhum fungo é capaz de realizar fotossíntese. Existem mais de 100 mil espécies conhecidas de fungos, e todos eles se alimentam através da decomposição de matéria orgânica. Algumas espécies são parasitas, pois se alimentam de tecidos vivos de outros organismos. Existem quatro grupos principais de fungos:
  • Basidiomicetos
    Os basidiomicetos são o grupo de fungos mais familiares. Seus corpos de frutificação são os cogumelos, carregados de basídios onde se alojam os esporos destas espécies. Um dos mais conhecidos é o champignon.
   
   
   
 
 
 
  • Ascomicetos
    Estes fungos possuem corpos de frutificação abertos, nos quais existem numerosas estruturas chamadas ascos. Cada uma delas forma quatro ou oito esporos. Os cogumelos conhecidos como orelhas de pau são deste grupo. Existem cerca de 30 mil espécies de ascomicetos. Algumas delas, chamadas de leveduras, não formam hifas. Reproduzem-se por fissão, um processo no qual uma célula-mãe dá origem a duas células-filhas iguais ou por brotamento, quando uma célula forma numerosas células-filhas menores, como se fossem brotos da célula-mãe.
  •    
       
       
     
     
     
    As leveduras são encontradas em frutos e pães, formando manchas brancas. Elas têm um grande interesse para o homem, pois são usadas para a produção de massas fermentadas, como pães, e bebidas alcoólicas.
  • Zigomicetos
    Os zigomicetos são fungos muito pequenos e simples, com corpos de frutificação formados apenas por uma massa pequena de esporos sobre uma haste. São conhecidas cerca de 600 espécies de zigomicetos
  •    
       
       
     
     
     
  • Deuteromicetos
    Estes fungos não possuem corpos de frutificação e se reproduzem apenas assexuadamente. Existem cerca de 25 mil espécies de deuteromicetos.
  • Para conhecer alguns exemplos da importância dos fungos, clique aqui.