Biologia » Microorganismos » Fungos » Importância dos fungos
 
 
Importância dos fungos
 
 
 
  • Os fungos formam uma interessante associação com as algas, chamada de líquen. Nesta associação o fungo protege a alga contra o meio ambiente terrestre, e fornece a ela nutrientes minerais que ele é capaz de obter por decomposição. A alga por sua vez, por ser capaz de realizar fotossíntese, fornece ao fungo açúcares e outros carboidratos. Os líquens são muitos resistentes à dissecação e a outras condições ambientais adversas. Para se ter uma idéia de sua resistência, basta dizer que existem mais de 350 espécies de líquens vivendo na Antártida, onde somente duas espécies de plantas conseguem se desenvolver. Muitas vezes os líquens são os primeiros organismos a colonizar um ambiente exposto, preparando o caminho para que outros seres possam surgir naquele local, por meio do processo de sucessão ecológica.
  • Mais de 80% das plantas angiospermas mantêm associações positivas com fungos em suas raízes. Estas associações, chamadas micorrizas, beneficiam o fungo com açúcares e carboidratos produzidos pelas plantas, que por sua vez aproveitam os fungos para auxiliá-las a absorver minerais do solo. Tanto as plantas quantos os fungos ficam muito prejudicados, ou nem mesmo conseguem sobreviver, se a relação entre eles for desfeita. Os cientistas acreditam que as plantas só conseguiram conquistar a terra seca, há cerca de 450 milhões de anos, porque suas ancestrais desenvolveram estas associações com os fungos.
  • Muitos fungos são utilizados pelo homem na produção de alimentos e medicamentos. Conheça alguns fungos e outros microorganismos úteis ao homem.
  • Os fungos têm uma enorme importância ecológica. Juntamente com as bactérias eles reciclam a maior parte da matéria orgânica eliminada pelos outros seres vivos, o que garante a continuidade dos ciclos da matéria. Muitos deles também vivem em simbiose com outros seres, que provavelmente nem existiriam sem eles.