Biologia » Ecologia » Níveis de organização biológica » Ecossistemas
 
 
O fluxo da matéria nos ecossistemas
 
 
 
Umas das leis mais importantes da química e da física, o princípio de Lavoisier, afirma que a matéria não pode ser criada ou destruída, mas apenas transformada. Essa lei é válida para todos os sistemas, incluindo os ecossistemas. Mas como acontece a transformação da matéria no ambiente?
 
 
 
E qual a importância disso? Estudando a Fisiologia e a Bioquímica dos seres vivos você verá que todos são formados, principalmente, por uns poucos tipos de elementos químicos:
carbono (C)
oxigênio (O)
nitrogênio (N)
hidrogênio (H)
fósforo (P)
enxofre (S)
  Você pode encontrar muitas informações sobre os elementos químicos aqui.  
 
 
 
Esses elementos são retirados do meio e transformados em matéria orgânica pelos produtores e, ao longo das cadeias alimentares , passam aos consumidores e, finalmente, aos decompositores. Se o fluxo de matéria parasse por aí, cedo ou tarde, os elementos químicos, continuamente retirados do ambiente pelos produtores, se esgotariam e a vida na Terra se tornaria impossível. Esse esgotamento não acontece porque nos ecossistemas existem mecanismos de reciclagem, os chamados ciclos, e os elementos retirados do ambiente, após uma série de transformações, acabam por voltar a ele, tornando-se novamente disponíveis. Cada um dos elementos presentes nos seres vivos passa por um ciclo próprio, mas é suficiente que você conheça os mais importantes, os ciclos dos elementos mais abundantes na natureza: o carbono, o nitrogênio, o oxigênio e a água, que é formada pelos elementos oxigênio e hidrogênio.