Biologia » Microorganismos » Introdução
 
 
Microorganismos úteis aos homens
 
 
 
Os microorganismos são capazes de realizar reações químicas que os outros seres vivos não realizam. Por esta razão eles, ou substâncias retiradas deles, são muito usados na indústria e em outras atividades humanas. O cultivo de microrganismo de interesse econômico é uma das áreas da biotecnologia. Na tabela abaixo você vai conhecer alguns dos principais microorganismos úteis ao homem.
 
 
 
Usos de microorganismos
Uso ou produto extraído do microorganismo Microorganismo Tipo de organismo
Produção de queijos Streptococcus ou Lactococcus e Penicillium< Bactérias e Fungos, respectivamente
Produção de iogurtes Streptococcus ou Lactococcus e Lactobacillu Bactérias
Produção de pães e outras massas fermentadas (fermento bioló Saccharomyces e Lactobacillus Fungos e Bactérias, respectivamente
Produção de bebidas alcoólicas fermentadas, como vinho e cer Saccharomyces Fungos
Produção de penicilina e outros antibióticos Várias espécies de fungos, incluindo Penicilium, o pr Fungos
Produção da enzima a-amilase, usada em detergentes Aspergillus Fungos
Produção da enzima protease, usada na indústria de carnes no Aspergillus Fungos
Produção da enzima celulase, usada na indústria de sucos e d Trichoderma Bactérias
Produção de ácido cítrico, usado como antioxidante e emulsif Aspergillus Fungos
Produção de cortisona, medicamento usado no tratamento de in Streptomyces Bactérias
Fixação de nitrogênio em culturas de plantas leguminosas, co Rhizobium e Bradyrhizobium Bactérias
 
 
 
A tabela mostra apenas alguns dos muitos usos que o ser humano já encontrou para os microorganismos. Mas os cientistas estão cada vez mais convencidos que estes seres tão interessantes ainda têm muito a oferecer ao ser humano. Veja abaixo três possibilidades de utilização que ainda não foram totalmente exploradas, mas podem ajudar a resolver alguns problemas sérios da nossa sociedade.
  • Os microorganismos e a geração de energia.
    Muitos microorganismos, principalmente bactérias e fungos, são capazes de decompor resíduos orgânicos liberando o gás metano, que pode ser queimado em usinas para a produção de energia. Desta forma não apenas se obtém uma fonte de energia renovável, como se ajuda a resolver o problema do descarte do lixo orgânico e dos resíduos de muitas atividades humanas, como o bagaço de cana ou os restos não comestíveis de produtos agrícolas, como a casca de arroz. Usinas deste tipo poderiam mesmo representar um alívio para a crise energética pela qual o Brasil vem passando.
  • Os microorganismos e o tratamento de esgotos
    A maior parte das cidades libera seu esgoto nos rios sem qualquer tipo de tratamento. Isto é um enorme problema, pois geralmente estes mesmos rios são a principal fonte de água para a própria cidade, e para outras cidades banhadas por eles. Por esta razão, um dos maiores desafios para as cidades em nossa época é resolver adequadamente os problemas envolvidos no abastecimento de água e saneamento básico.Uma das formas encontradas atualmente para tratar o esgoto antes de despejá-lo nos rios é desviá-lo para estações de tratamento. Nestas estações o esgoto passa por tanques onde existem microorganismos capazes de degradar poluentes orgânicos (e às vezes até inorgânicos), limpando a água. Infelizmente a maioria das cidades ainda não trata adequadamente seu esgoto, o que traz várias conseqüências adversas para a população e para o meio ambiente.
  • Os microorganismos e a biorremediação
    Quando um produto tóxico contamina o meio ambiente é muito difícil realizar a limpeza, especialmente se houver contaminação do solo ou da água. Nestes casos, o que ocorre é que a maior parte do produto acaba sendo degradada por microorganismos presentes no ambiente, num processo que pode demorar muito tempo.


  • Atualmente tem-se tentado acelerar esse processo por duas formas: liberando no ambiente organismos especialmente selecionados para degradar o poluente com eficiência máxima ou espalhando substâncias que acelerem o desenvolvimento de organismos já existentes no ambiente que possam fazer a degradação. Estes processos são chamados de biorremediação. Por exemplo, quando ocorre um derramamento de petróleo no mar, são liberados microrganismos capazer de degradá-lo. Também o tratamento de efluentes domésticos e de indústrias é um tipo de biorremediação.
     
     
     
    Para encerrar este assunto é importante lembrar que, quando se fala na utilidade dos microorganismos, em geral, está se pensando nos usos que o ser humano encontra para eles. Não se deve esquecer, porém, que a maior importância destes seres está nos muitos papéis que eles exercem na manutenção do equilíbrio da biosfera. Podemos dizer, sem exagero, que se eles de repente desaparecessem, a vida na Terra rapidamente se tornaria impossível.
      Você pode aprender muito mais sobre os problemas, e as soluções, da poluição da água e da poluição do solo, bem como sobre outras formas de poluição, nas páginas sobre meio ambiente .