Biologia » Meio Ambiente » Introdução
 
 
Introdução
 
 
 
Poluição
 
 
 
Poluição pode ser definida como qualquer alteração no ambiente natural capaz de produzir uma condição prejudicial aos organismos vivos. Ela pode ocorrer naturalmente, como no caso de um vulcão em atividade, emitindo dióxido de enxofre. No entanto, o termo poluição normalmente é usado para se referir aos efeitos negativos da atividade humana.
   
   
   
 
 
 
Quando algo provoca um desequilíbrio no meio ambiente, como por exemplo o aumento de gás carbônico na atmosfera, o despejo de substâncias estranhas no solo, o lançamento de esgoto ou mercúrio em um rio, dizemos que o ambiente está poluído.
Basicamente, o termo poluição abrange três classificações:
  • Introdução de substâncias artificiais e estranhas a um meio;
  • Introdução de substâncias naturais estranhas a um determinado meio;

Alteração na proporção ou nas características de um dos elementos constituintes do próprio meio.
 
 
 


A poluição é estudada de acordo com a visão da antiga Grécia, que considera que a Terra é dividida em água, ar e solo. Esta concepção facilita o estudo da poluição do meio ambiente. Entretanto, é importante ter em mente que uma interferência em um dos elementos que compõe o ambiente acaba afetando os outros elementos.
  Outros importantes tipos de poluição que afetam o ambiente são a poluição sonora e a radioativa. A primeira é marcante nas grandes cidades e é responsável por problemas de irritação e stress nas pessoas. Já a poluição radioativa surgiu com o advento da energia nuclear para fins pacíficos. Contudo, graves acidentes já ocorreram devido à manipulação de materiais radioativos, sendo o acidente na Usina Nuclear de Chernobyl, na antiga União Soviética, e o incidente com Césio 137 em Goiânia, Brasil, dois trágicos exemplos da capacidade poluente da radiação.