Química » Energia Envolvida nas Reações Químicas » A termoquímica » Energia nas ligações químicas
 
 
Energia nas ligações químicas
 
 
 
Átomos e moléculas são mantidos juntos através de ligações químicas que resultam das atrações eletrostáticas existentes entre núcleos e elétrons. A energia necessária para quebrar uma ligação é uma medida da força desta ligação. Quanto maior for a energia de uma ligação, mais fortes serão as interações entre os átomos que constituem a molécula.
 
 
 
Por exemplo, para dissociar um mol de ligações de moléculas de H2 em dois mols de átomos de hidrogênio, é necessário o fornecimento de 435 kJ
 
 
 
O valor (DHº," O zero sobrescrito em DHº indica que a medida está sendo feita nas condições normais de temperatura e pressão ou seja a T= 25oC e p= 1 atm (CNTP).") é normalmente chamado de energia de ligação. É a energia necessária para a quebra de um mol de ligações e produção de átomos no estado gasoso.
Quando dois átomos se combinam, a molécula resultante apresenta uma energia menor que a energia de cada átomo separado. Assim, a formação de uma ligação química é um processo exotérmico (DH <0), enquanto a quebra de ligações é um processo endotérmico (DH > 0).
 
 
 
Para saber mais sobre este assunto acesse os links:
Cálculo de DH a partir das energias de ligação