Química » A Química dos Elementos » A Teoria Atômica » O átomo atual
 
 
Características do átomo
 
 
 

Admite-se, atualmente, que todo e qualquer tipo de matéria é formado por átomos. Estes são entidades extremamente pequenas constituídas basicamente pelas partículas: prótons, nêutrons e elétrons, também chamadas partículas subatômicas. Portanto, o átomo não é indivisível, como se pensava no passado. Os prótons e os nêutrons têm massa muito maior que os elétrons e compõem o núcleo, que é o centro do átomo. Os prótons têm carga positiva (cada próton possui uma única carga) e os nêutrons não têm nenhuma carga elétrica. Elétrons são extremamente pequenos, com massa desprezível em relação à massa do átomo, e cada um deles possui uma carga negativa. Eles formam uma "nuvem" ao redor do núcleo, chamada eletrosfera.
   
   
  Estudante manipulando um modelo molecular  
 
 
 
Átomos diferentes possuem diferentes números de partículas subatômicas. O átomo de hidrogênio, por exemplo, apresenta apenas um próton e um elétron. O átomo de hélio possui dois prótons e dois nêutrons no núcleo e dois elétrons. O número de prótons é uma característica importante dos átomos, pois está relacionado com as diferenças químicas entre eles. As diferenças no número de nêutrons têm uma importância secundária, pois não caracterizam diferenças químicas entre átomos.
  O diâmetro da eletrosfera é aproximadamente 10.000 a 100.000 vezes maior que o diâmetro do núcleo.  
 
 
 
O modelo de Bohr não esclarecia os espectros de outros átomos, além do hidrogênio. Para resolver isso, foi necessária a aplicação de teorias complexas de diferentes pesquisadores, como Heisenmberg, De Broglie, Dirac e Schörodinger, que se baseiam nos conceitos da mecânica quântica. Chegou-se assim ao modelo atual de átomo, o modelo de Schörodinger, no qual o elétron é considerado uma partícula-onda, que se comportando como tal.
 
 
 
Esse modelo descreve os estados de energia que os elétrons de um átomo podem apresentar. A descrição é feita por meio de equações matemáticas complexas chamadas funções de onda, que geram conjuntos numéricos denominados números quânticos.
  Cada elétron de um átomo é definido por 4 números quânticos, que indicam qual é sua situação energética.
Número Quântico Principal (n)
Número Quântico Secundário (l)
Número Quântico Magnético (m)
Número Quântico de Spin (s)