Química » A Química dos Elementos » A Classificação dos Elementos » Introdução
 
 
Introdução
 
 
 
Desde antes da descoberta do átomo, havia um grande interesse em classificar as substâncias que compõem a natureza. Organizar as substâncias facilita a compreensão do seu comportamento nas reações químicas, além de permitir prever as propriedades químicas e físicas de substâncias similares.
   
   
   
 
 
 
Inicialmente, as substâncias foram classificadas em metais ou não-metais, ácidos ou bases e de acordo com muitas outras propriedades. Contudo, algumas substâncias apareciam em mais de uma classe, ou ainda, substâncias com poucas propriedades em comum à classificação das substâncias surgiu com a idéia de organizá-las de acordo com os elementos químicos que a compõem. A descoberta da Lei Periódica, em que, os elementos químicos apresentam propriedades físico-químicas, que se repetem periodicamente quando dispostos em ordem crescente de seus números atômicos, contribuiu definitivamente para que os elementos fossem organizados na forma conhecida atualmente, a Tabela Periódica.
  No início das primeiras classificações, somente eram conhecidos 60 elementos químicos. Atualmente são 112 elementos, sendo 93 naturais e 19 artificiais.