Química » A Química dos Elementos » A Classificação dos Elementos » Introdução
 
 
Saiba Mais - Ferro
 
 
 
Configuração Eletrônica Fundamental: [Ar]3d64s2
História
O ferro era conhecido desde a Pré-história. Utensílios dele foram encontrados na pirâmide de Gizeh, no Egito, com mais de 5.000 anos. Na China, os artesãos adquiriram considerável habilidade na fabricação de ferramentas de ferro-carbono, por volta de 2500 A.C. O ferro é frequentemente mencionado nas escrituras sagradas e seu nome tem origem latina, "ferrum".

Estado Natural
O ferro é um elemento relativamente abundante no universo. Por ser muito reativo, dificilmente, se apresenta na forma pura. O ferro é um componente vital para animais e plantas. É um componente importante na hemoglobina. Aproximadamente, 5% da crosta terrestre é constituída de ferro, sendo o quarto elemento mais abundante. Os minerais mais importantes são:
 
 
 
Proporção de ferro nos minerais
Magnetita 72,4% ferro
Hematita 64-67% ferro
Limonita 59,9% de ferro
Siderita 48,3% de ferro
 
 
 
As reservas de ferro estão espalhadas pelo mundo todo. No estado elementar possui quatro Isótopos (ALT Átomos com mesmo número de prótons e diferentes número de nêutrons!):: 54Fe26, o 56Fe26, 57Fe26 e o 58Fe26.
 
 
 
Propriedades Químicas
O ferro puro é altamente reativo. Em presença de ar atmosférico, se oxida rapidamente para formar óxido férrico, Fe2O3.xH2O (ferrugem). É um agente redutor e o único metal que pode ser temperado. O metal se dissolve, facilmente, em ácidos minerais diluídos, reage com ácidos não oxidantes e em ausência de ar, produzindo compostos de Fe (II). Ele reage com ácido nítrico (HNO3) à quente em presença de ar, formando compostos de Fe (III).
Aplicações e Usos
O ferro puro não tem muita aplicação, devido a sua fragilidade. Contudo, é um metal muito fácil de trabalhar e o mais barato, devido a sua grande abundância na terra. É o componente principal em ligas de aço. O aço é um material a base de ferro contendo de 0,5 a 1,5% de carbono, sendo produzido atualmente pelo processo Linz-Donawitz. Alguns tipos de aço-carbono:
  Manganês - teor abaixo de 1,65%
Cobre - teor entre 40% e 60%
Silício - teor abaixo de 60%
Outros elementos: Alumínio (Al), Cromo (Cr), Níquel (Ni), Molibdênio (Mo), Vanádio (V), Boro (B), Cobalto (Co), Tungstênio (W) e outros.
Alguns tipos aço-ligas:
Manganês - teor acima de 1,65%
Cobre - teor acima de 60%
Silício - teor acima de 60%
Os elementos: Alumínio, Cromo, Boro, Cobalto, Mobibdênio, Níquel, Titânio, Tungstênio, Vanádio, Zircônio e outros tem teores especificados de acordo com a liga desejada.
 
 
 
 
Alguns exemplos da aplicação das ligas de ferro são como componente estrutural de maquinarias. O aço inoxidável é muito usado em material de uso doméstico, principalmente nos relacionados à cozinha, como talheres e utensílios. É o principal material na formação de estruturas de prédios, pontes, viadutos, sendo o ferro fundido usado na fabricação de portões, grades e postes de iluminação. É usado na produção de ferramentas como martelo, chaves de boca, além de ferragens como pregos, parafusos, roscas e afins. Na indústria automobilística o aço é componente principal de chassis e outras partes dos automóveis.