Química » A Química dos Elementos » Ligações Químicas » Ligação Covalente
 
 
Energia e Comprimento de Ligação Covalente
 
 
 
Energia e Comprimento de Ligação
 
 
 
A ligação covalente é caracterizada por dois aspectos importantes:
  1. Distância entre os núcleos, isto é, comprimento da ligação química.

  2. Energia necessária para separar os dois átomos ligados covalentemente.


Na molécula de hidrogênio, as forças existentes mantêm os núcleos a uma distância de 74 pm (74 picometros ou 74.10-12 m). Diz-se que o comprimento de ligação é de 74 pm.
   
   
   
 
 
 
Para separar átomos que são mantidos juntos por uma ligação, um trabalho deve ser feito, ou seja, gasta-se energia para quebrar a ligação. Por outro lado, quando a ligação é formada, uma quantidade equivalente de energia é liberada, fazendo com que a energia potencial dos átomos diminua. A quantidade de energia liberada quando uma ligação é formada (ou energia absorvida para quebrar esta ligação), é chamada energia de ligação.
 
 
 
A figura ao lado mostra a variação da energia potencial em função da distância entre os núcleos de hidrogênio. Como pode ser visto, o mínimo de energia potencial ocorre quando a distâncias entre os núcleos é de 74 pm. Verifica-se também que 1 mol de moléculas de hidrogênio é 430 kJ mais estável que 2 mols de átomos de hidrogênio isolados. Em outras palavras, a energia de ligação na molécula de H2 é de 430 kJ/mol.
   
   
   
 
 
 
Para saber mais sobre este assunto acesse os links:
Aspectos energéticos da molécula de hidrogênio