Química » Velocidade das Reações Químicas » Cinética química » Introdução
 
 
Introdução
 
 
 

A velocidade das reações químicas pode variar amplamente, desde as que ocorrem em frações de segundos até aquelas que atingem o equilíbrio, em dias ou mesmo em semanas. A reação que ocorre entre oxigênio e hidrocarbonetos, no interior dos cilindros de um automóvel, a decomposição explosiva do TNT ou a formação de um sal, quando se misturam ácidos e bases fortes, são exemplos de reações muito rápidas.
   
   
  Reação entre bromo e fósfoto vermelho.  
 
 
 
O azedamento do leite e a fermentação de açúcares são processos bastante lentos, que podem levar dias para ocorrer em temperatura ambiente. O surgimento de ferrugem sobre objetos de ferro é um fenômeno químico ainda mais lento. Fenômenos geológicos, como a formação de estalactites e estalagmites em cavernas, são processos que podem levar milhares de anos.
   
   
  Caverna de Calcário  
 
 
 
O estudo da velocidade nas reações químicas é chamado CINÉTICA QUÍMICA. O entendimento das velocidades de reação é importante na indústria química, na biologia, na medicina, na geologia, etc.
 
 
 
Às vezes, nós desejamos que as reações ocorram com uma baixa velocidade, como no caso da deterioração de alimentos ou do surgimento da ferrugem sobre ferro. Mas, na maioria das vezes, nós precisamos que as reações ocorram com alta velocidade, principalmente nos casos em que transformamos uma reação em um produto útil. Para controlar a velocidade das reações, devemos entender como as moléculas reagem. Precisamos, por exemplo, compreender como a temperatura, a concentração de reagentes e produtos, a superfície de contato entre os reagentes e a presença de um catalisador, influenciam a velocidade das reações.
   
   
  Ferrugem sobre restos de um navio