Geografia » A Dinâmica Ambiental » A ação humana sobre a natureza » Recursos naturais e problemas ambientais
 
 
Recursos naturais e problemas ambientais
 
 
 
O homem utiliza uma série de recursos naturais como matéria prima para fabricação dos mais variados utensílios (feitos de metal, madeira, pedra) e como fonte de energia, aproveitando os rios para construir hidrelétricas, os minerais para extrair carvão e petróleo ou para produzir energia nuclear, com a utilização do urânio.
 
 
 
A utilização desses recursos tem trazido uma série de problemas ambientais. As florestas tropicais e equatoriais são rapidamente devastadas pela ação humana, principalmente com a extração da madeira e a abertura de pastos para criação de gado e campos para a agricultura.
   
   
   
 
 
 
Os danos dessa devastação são sentidos em todo o planeta, pois alteram significativamente o clima global, além de levarem à extinção espécies animais e vegetais que representam uma riqueza genética cuja destruição é irrecuperável.
A construção de hidrelétricas também destrói ecossistemas, pois implica a inundação de vastas áreas verdes para a formação das represas de armazenamento de água.
 
 
 
O uso de carvão e, principalmente, petróleo como fontes de energia acarreta uma intensa emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre.
Destruição de florestas, poluição do ar e água e uma série de outros fatores da vida moderna destroem, paulatinamente, o meio ambiente ao alterar desastrosamente a dinâmica da natureza. Os problemas mais graves acontecem com o clima da Terra, com a acentuação do efeito estufa e pelo furo na camada de ozônio. O El Niño é um indicativo dessas catastróficas mudanças climáticas.
   
   
   
 
 
 
Percebemos, então, que a atual forma de utilização dos recursos naturais pelo homem tem fugido de seu propósito original, que é garantir a vida humana na Terra. Diante disso, organizações da sociedade civil e governos de vários países têm discutido o problema da degradação do meio ambiente e buscado alternativas para solucioná-lo.