Geografia » A Dinâmica Ambiental » A ação humana sobre a natureza » Movimento ambientalista
 
 
Movimento ambientalista
 
 
 
A partir dos anos 70, grupos organizados da sociedade civil passaram a chamar a atenção para os problemas causados pela poluição do ar, das águas e do solo, para os problemas relativos ao uso da energia nuclear e para a destruição de florestas e ecossistemas marinhos. Esses grupos formam o movimento ambientalista.
   
   
  Ato de protesto organizado pelo Greenpeace, organização não governamental que luta pela preservação do meio ambiente.  
 
 
 
Quando eles surgiram, já se imaginava que a exploração indiscriminada dos recursos naturais e a destruição ambiental trariam problemas para a vida na Terra, inclusive para os humanos. O que talvez não se imaginasse é que os problemas atingissem as proporções conhecidas.
As mudanças climáticas que ocorrem com o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio que protege a Terra dos raios ultravioleta, o desmatamento das florestas tropicais e o risco de diminuição da biodiversidade são problemas sérios e da sua resolução depende a própria continuidade da vida na Terra. Já não se trata, portanto, de escolher se queremos ou não resolver os problemas. Se esses problemas não forem resolvidos a vida no planeta chegará ao fim.
 
 
 
O Movimento Ambientalista viveu um momento importante em 1992, quando os principais líderes do mundo se reuniram no Rio de Janeiro, em um grande encontro que visava discutir os problemas ambientais e buscar alternativas e soluções. Esse encontro foi a ECO-92. Enquanto os líderes dos países se reuniam, várias ONG’s (organizações não governamentais) também discutiam os problemas ambientais e os rumos do movimento ambientalista em um encontro paralelo.