Biologia » Meio Ambiente » Poluição da água » Introdução
 
 
Saiba Mais - Poluição da água
 
 
 
Eutrofização
 
 
 
Os esgotos domésticos poluem as águas porque provocam um fenômeno conhecido como eutrofização. Os mares, rios, represas e lagos recebem todos os dias grandes quantidade de esgotos domésticos contendo fezes, urina, detergente e restos de comidas que acabam servindo de alimento para microorganismos e peixes. Os microrganismos se reproduzem rapidamente e utilizam, nesse processo, uma grande quantidade de oxigênio.
   
   
   
 
 
 
Assim, a quantidade de oxigênio dissolvido na água diminui, provocando morte de animais e plantas por não haver oxigênio suficiente para a respiração. Isso favorece o crescimento de microorganismos que conseguem viver em ambientes contendo até menos que 1 mg de oxigênio por litro de água (os peixes, por exemplo, necessitam de 3 ou 4 mg de oxigênio por litro d" água para sobreviver). Além disso, existem microorganismos anaeróbicos que reduzem o ânion sulfato para obterem oxigênio e, produzem gás sulfídrico, o qual exala um cheiro característico, similar ao de ovo podre.
 
 
 
Nas décadas de 1950 e 1960, sais de fosfato eram utilizados em larga escala na formulação de detergentes. A função desses sais de fosfato era controlar o pH e manter os íons cálcio dissolvidos na água, evitando a formação de incrustações nas tubulações industriais e residenciais. Apesar de não serem tóxicos, os detergentes com alta concentração de fosfato causam eutrofização. Outro problema sério é a produção de espuma, que pode atingir volumes muito grandes, diminuindo a quantidade de oxigênio dissolvido na água.
  A água poluída favorece o desenvolvimento de microorganismos patogênicos. Alguns dos microorganismos mais comumente encontrados nas águas poluídas são causadores de doenças como amebíase, cólera, febre tifóide, hepatite e leptospirose.  
 
 
 
Para saber mais sobre este assunto acesse os links:
Os efeitos dos defensivos agrícolas na água.