Química » A Química dos Compostos de Carbono » Grupos funcionais » As cetonas
 
 
As cetonas
 
 
 
As cetonas são compostos carbonílicos do tipo RCOR´, onde R e R´ são grupos alquil ou aril.
Os nomes das cetonas derivam do nome do hidrocarboneto correspondente, acrescentando-se o sufixo -ona ao nome da cadeia carbônica mais longa que contenha o grupo carbonila. A cadeia de carbonos começa a ser numerada pelo extremo que origina o menor número possível em relação ao grupo carbonila. Por exemplo, o composto CH3 - CO - CH2 - CH2 - CH3 chama-se 2-pentanona e não 4-pentanona.
Usualmente as cetonas costumam receber nomes comuns, indicando-se os grupos de hidrocarbonetos unidos ao grupo carbonila, acrescentando no final a palavra cetona. Deste modo, o composto citado acima receberia o nome de metilpropilcetona.
As cetonas alifáticas com menos de dez átomos de carbono são líquidas e solúveis em água, ainda que a solubilidade diminua com o aumento do número de átomos de carbono.
 
 
 
Os pontos de ebulição são análogos aos dos aldeídos com peso molecular semelhante.
As cetonas encontram-se amplamente distribuídas na natureza e com freqüência têm odores muito agradáveis, sendo empregadas na fabricação de perfumes. A propanona ou acetona é a mais importante de todas as cetonas e é usada em grandes quantidades, como solvente de compostos orgânicos.
A redução das cetonas produz álcoois secundários. A principal diferença em relação aos aldeídos está no fato de que as cetonas não são oxidadas facilmente.