Química » A Química dos Compostos de Carbono » Grupos funcionais » Os álcoois
 
 
Os álcoois
 
 
 
Os álcoois com uma hidroxila (monohidroxilados), ROH, são derivados orgânicos que se formam pela troca de um hidrogênio da água por um grupo alquil. Os nomes dos álcoois são obtidos a partir do nome do grupo alquil, precedido da palavra álcool. Por exemplo, o composto CH3 - CH2OH chama-se álcool etílico. Pode-se ainda utilizar o nome do grupo alquil com a terminação ol.
Ao numerar a cadeia deve-se designar o número mais baixo possível na posição do grupo funcional hidroxila (OH-). Deste modo, o composto CH3 - CH2 - CH2OH chama-se 1-propanol e não 3-propanol.
Os álcoois são classificados em primários, secundários e terciários, dependendo se levarem um, dois ou três carbonos ligados ao carbono que carrega o grupo hidroxila, respectivamente. Quando há mais de um grupo hidroxila, na estrutura de um álcool, ele é chamado de poli-hidroxílico. Os álcoois com dois grupos hidroxila são chamados de glicóis ou dióis.
Metanol, etanol, 1-propanol, 2-propanol, 1-butanol e muitos álcoois polihidroxílicos são completamente miscíveis em água. Outros álcoois com um número muito maior de átomos de carbono são ligeiramente solúveis ou mesmo insolúveis em água.
Os álcoois apresentam pontos de ebulição muito mais intensos que as dos hidrocarbonetos de mesmo número de átomos de carbono. Estas propriedades dos álcoois podem justificar-se devido as fortes ligações de hidrogênio entre as moléculas.