Química » A Química da Matéria » Os Estados Físicos da Matéria » Os sólidos
 
 
Os Sólidos
 
 
 
O sólido é um estado físico mais simples do que o gasoso, cujas moléculas ou átomos estão organizados em posições ordenadas e fixas. Uma substância no estado sólido apresenta um volume característico que é pouco influenciado pela temperatura e pressão. Isto se deve à existência de forças de atração intensas entre os átomos ou moléculas da substância formando um agregado rígido.
 
 
 
No estado sólido as substâncias se difundem lentamente, como pode ser observado pelas camadas de rochas que constituem o planeta Terra, em contato por milhões de anos. Contudo, alguns sólidos apresentam um processo de difusão consideravelmente mais rápido em função da temperatura. Metais sob alta temperatura, porém inferior à sua temperatura de fusão, difundem-se a uma taxa de até 0,1 mm/h. Este fenômeno é explicado pela existência de pequenos espaços vazios entre os átomos ou moléculas no agregado, denominados vacâncias. Estas imperfeições na estrutura do sólido são responsáveis por diversas propriedades além da difusão, como a condutividade elétrica e a resistência mecânica.
   
   
  Modelo Estrutural: Modelo estrutural de uma substância no estado sólido.  
 
 
 
Os sólidos formam cristais que são limitados por superfícies planas chamadas faces. Quando um cristal sofre clivagem este se fragmenta ao longo de direções preferenciais, seguindo o plano e o ângulo de suas faces. A existência de cristais é explicada pela forma como as moléculas ou os átomos de uma dada substância no estado sólido estão arranjados, espacialmente, para a formação do Retículo cristalino.