História » Período Colonial I » Introdução
 
 
Período Colonial - Introdução
 
 
 
O Brasil foi colônia de Portugal por aproximadamente 300 anos: de 1500 (ano de sua descoberta) a 1822.
 
 
 
Nos primeiros anos após a chegada de Pedro Alvarez Cabral, Portugal não ocupou efetivamente as terras americanas, apenas enviou expedições para garantir a posse do novo território. Isso ocorreu porque, nos moldes do mercantilismo, o comércio deveria ser a principal atividade econômica de uma Nação. Como no Brasil não havia metais preciosos nas áreas litorâneas (as primeiras a serem ocupadas), tampouco sociedades organizadas em torno de uma produção econômica que pudesse ser comercializada, a colonização foi deixada para mais tarde.
   
   
  Descobrimento  
 
 
 
O período que compreende a descoberta até a colonização efetiva ficou conhecido por Período Pré-Colonial.Após a ocupação e o início da exploração econômica nos moldes da ideologia mercantilista, inicia-se o Período Colonial. O Brasil, como colônia portuguesa, deveria abastecer de matérias-primas ou metais preciosos sua metrópole.Este fato explica o investimento português na produção de açúcar num primeiro momento, e a busca e exploração dos metais preciosos encontrados na região de Minas Gerais durante o período da mineração.
  Curiosidades: A colonização da América não foi a última expressão de dominação por países da Europa. No século XIX e XX ainda persistia a colonização européia em países africanos e asiáticos. Clique aqui para saber mais.