Biologia » Ecologia » Níveis de organização biológica » Comunidades
 
 
Comunidades
 
 
 
Uma comunidade é formada por todas as populações de todas as espécies que compartilham uma determinada área. As comunidades são chamadas também de biocenoses.
  As comunidades constituem um dos níveis de organização biológica. Clique aqui para saber o que é isso e quais são os outros níveis.  
 
 
 
Dentro de uma comunidade, diferentes populações relacionam-se de várias formas, em interações que podem render benefícios ou prejuízos. Essas interações são muito importantes, pois ajudam a determinar quantas e quais espécies podem conviver em uma certa comunidade. Se a interação entre duas espécies puder, por exemplo, levar uma delas à extinção, então elas não poderão viver na mesma comunidade. Por outro lado, muitas espécies só podem existir em um ambiente se outras espécies também estiverem presentes, pois as interações entre elas são vitais para a sobrevivência.
   
   
   
 
 
 
As interações entre espécies ajudam a controlar o tamanho das populações de cada uma delas na comunidade. Por essa razão, conhecer as possíveis interações é de vital importância para o estudo da ecologia das populações. Você pode conhecer as formas pelas quais as espécies podem interagir, e como cada interação interfere nas populações envolvidas, clicando neste link.
 
 
 
As comunidades não podem se sustentar sem ter à sua disposição um ambiente do qual retirem alimento e energia. Por essa razão, os membros da comunidade não interagem apenas entre si, mas também com seu meio, formando o que chamamos de ecossistema.
 
 
 
A comunidade de determinado ambiente não se forma de uma única vez. Ela é o resultado de um lento processo de sucessão ecológica, no qual as espécies vão sendo substituídas ao longo do tempo, até que se atinja a comunidade clímax. Para conhecer mais sobre esse importante processo clique aqui, e saiba também o que acontece quando a comunidade de um local é alterada, por exemplo, pela ação humana.