Biologia » Ecologia » Níveis de organização biológica » Populações
 
 
Populações
 
 
 
O grande número de indivíduos de uma mesma espécie que se vê na foto ilustra um fenômeno bastante comum: indivíduos da mesma espécie tendem a ocorrer próximos uns dos outros. Afinal, eles possuem as mesmas necessidades de recursos e, além disso, precisam encontrar-se regularmente para poderem se reproduzir, garantindo assim a sobrevivência da espécie.
   
   
   
 
 
 
O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie vivendo num mesmo local recebe o nome de população.
  Na verdade os indivíduos de uma população compartilham bem mais que o local onde vivem. Clique aqui para saber mais sobre as populações.  
 
 
 
Alguns indivíduos podem partir, outros morrer, nascem alguns, e outros, ainda, vêm de locais distantes. Ainda assim a população se mantém ao longo do tempo, ou seja, é sempre a mesma população. É curioso observar que em cada um de nós acontece um processo parecido: somos formados por células que se renovam sem parar, algumas morrem, outras surgem para ocupar seus lugares e funções. Ainda assim, nunca deixamos de ser nós mesmos.
Lembre-se: os indivíduos que compõem uma população vão e vêm, mas a população permanece a mesma. Este dinamismo é uma das principais características das populações. Entre aqui e descubra o porquê.
 
 
 
Para saber mais sobre este assunto acesse os links:
Outros níveis de organização biológica.