Biologia » Ecologia » Níveis de organização biológica » Populações
 
 
Efeitos da Predação
 
 
 
O gráfico mostra um exemplo clássico da dinâmica de populações na interação do tipo predação: a variação do tamanho das populações de lebres (presas) e de linces (predadores) no Canadá, medida entre os anos de 1820 e 1930. Trata-se de animais cujas peles têm valor econômico e é por isso que existem dados tão precisos sobre eles.
 
 
 
Muitos biólogos acreditam que estas observações apóiam a hipótese de que os ciclos das populações de linces e lebres são governados pela relação predador-presa existente entre elas. Eles apresentam a seguinte explicação para o fenômeno;com o aumento da população de lebres, aumenta a oferta de alimento, e, portanto, aumenta a população de linces.
O próprio aumento da população de linces, porém, faz com que aumente a predação das lebres, e a população de presas diminui. A diminuição da população de lebres, diminui a oferta de alimentos, e a população de predadores também diminui, e tudo recomeça.
   
   
   
 
 
 
Em meados da década de 1920, Lotka e Volterra criaram um modelo para explicar como ocorrem as flutuações das populações de predadores e presas em função de alguns fatores, como o tamanho respectivo dessas populações e a eficiência dos predadores.