Biologia » Animais » Platyhelminthes
 
 
Platyhelminthes
 
 
 
O filo dos platelmintos é composto pelos vermes achatados e o nome deste filo vem do grego Platys = plano, achatado + helminthes = vermes. Estes vermes podem ser parasitas ou de vida livre, cujo representante mais conhecido é a planária. Entre os parasitas há espécies que causam doenças nos seres humanos como as solitárias, as tênias e os esquistossomos.
 
 
 
Todas as espécies apresentam simetria bilateral. Olhando na escala biológica, representada pela tabela de revisão, é possível notar que são os primeiros animais a apresentar este tipo de simetria. Eles também são os primeiros animais a apresentar três folhetos embrionários, ou seja, são triblásticos.
   
   
  Taenia solium, a solitária  
 
 
 
O filo tem aproximadamente 13 mil espécies descritas, divididas em três classes: Turbellaria, Trematoda e Cestoda. As planárias (Turbelários) são os platelmintos mais estudados em termos de fisiologia e anatomia. Por isso, estudaremos aqui alguns detalhes destes animais.
 
 
 
A epiderme das planárias é rica em células glandulares, que produzem um muco que serve para proteger a superfície corporal. A face inferior de seus corpos é constituída por células ciliadas, o que permite o movimento destes vermes. O repertório de movimentos é aumentado pela contração coordenada da musculatura das planárias.
   
   
  Epiderme da planária de água doce  
 
 
 

O sistema digestivo da planária é incompleto (elas possuem apenas boca) e bastante ramificado. Ele realiza digestão extra e intracelular. A excreção de produtos tóxicos é feita por uma rede de tubos, em cujas extremidades há células-flama ou solenócitos. Estas células absorvem as substâncias excretadas pelas células do corpo e empurram as excreções pelo interior de condutos excretores, que se abrem em poros excretores situados lateralmente na superfície dorsal.
 
 
 
Para saber mais sobre este assunto acesse os links:
O sistema nervoso destes animais é bastante complexo, se comparado ao dos cnidários
Os tipos de reprodução dos platelmintos variam com a classe e podem ser de vários tipos