Química » Energia Envolvida nas Reações Químicas » Reações nucleares » A fissão nuclear
 
 
A fissão nuclear
 
 
 
No campo da radioatividade artificial, a fissão nuclear foi uma importante conquista. A descoberta desse fenômeno envolveu o trabalho de um grande número de cientistas de primeiro escalão do século XX. Dentre eles destacaram-se Albert Einstein, Enrico Fermi, Niels Bohr, Otto Hahn, dentre outros notáveis.
A fissão nuclear ocorre quando há um bombardeamento adequado de um núcleo pesado que, ao ser atingido, fragmenta-se em núcleos menores e em partículas.Talvez a reação nuclear mais conhecida seja a reação de fissão do urânio-235, utilizada na bomba jogada sobre a cidade de Hiroshima em 1945:
 
 
 
Além de bário-140 e kriptônio-94, esta reação nuclear produz dois nêutrons capazes de realizar a fissão em dois núcleos. Esses dois nêutrons iniciais dão origem a quatro nêutrons e assim sucessivamente. Este fenômeno conhecido como reação em cadeia é responsável pela liberação de quantidades espantosas de energia.
  O primeiro grande passo para o aproveitamento da energia nuclear como fonte de energia foi dado por Enrico Fermi, idealizador do primeiro reator nuclear.