Química
» A Química dos Elementos
» Ligações Químicas
» Ligação Metálica
Ligação Metálica
É a ligação que se estabelece entre os átomos dos metais. Metais são sólidos cristalinos e, como os sólidos iônicos, possuem um retículo cristalino. A principal diferença em relação aos sólidos iônicos é que o retículo cristalino dos metais é formado por átomos idênticos.
O modelo para a ligação metálica admite que o retículo cristalino dos metais é formado pelos respectivos cátions. Ao redor destes cátions ficam todos os elétrons provenientes das camadas de valência de todos os átomos. Estes elétrons contribuem para a formação de uma "nuvem eletrônica", que possui grande mobilidade sobre todo o retículo e é compartilhada por todos os cátions que o compõe. Isto explica a alta condutividade elétrica e térmica nos metais. Este modelo também recebe o nome de mar de elétrons.
Não é possível determinar o número de átomos que compõe o retículo cristalino de um metal. Por isso, quando um metal é representado em uma reação química não há referência com relação à sua atomicidade, isto é não existem índices para indicar o número de átomos.
Exemplo: Sódio metálico 11Na: 1s2 2s2 2p6 3s1 O sódio possui 1 elétron na camada de valência. O retículo cristalino do sódio será formado pelos cátions Na+, e todos os elétrons de valência vão constituir o “mar de elétrons”.
Este modelo foge das regras empregadas em outros modelos de ligação, mas adquire respaldo por explicar várias propriedades dos metais.
Para saber mais sobre este assunto acesse os links: