Português » Prática de Produção de Textos » Coerência e coesão » Coesão
 
 
Coesão
 
 
 
A coerência e a coesão são os elementos indispensáveis de um texto. A coerência diz respeito à relação entre as informações do texto: um texto coerente nos exibe fatos e conceitos que se encadeiam de modo articulado. A coesão refere-se à maneira pela qual as frases se inter-relacionam dentro de um texto: um texto coeso é composto por uma seqüência articulada de frases. São vários os recursos responsáveis pela construção de um texto coeso. Tais recursos, que promovem a articulação das frases, são chamados de mecanismos de coesão textual. Veremos, a seguir, alguns exemplos dos mecanismos mais utilizados em textos coesos.
 
 
 

Texto A
“Julho de 1880
Meu caro Théo,
É um pouco a contragosto que lhe escrevo, não o tendo feito há tanto tempo, e isto por muitos motivos (...)
Preciso agora lhe aborrecer com algumas coisas abstratas, no entanto gostaria muito que você as escutasse com paciência (...)
Quando eu estava num outro ambiente de quadros e de coisas de arte, você sabe muito bem que tive então por aquele ambiente uma paixão violenta (...) (Carta do pintor Vincent Van Gogh a seu irmão Théo)

   
   
  Quadro do Van Gogh: Van Gogh foi l£cido e louco, d¢cil e violento, humilde e vision rio  
 
 
 
O recurso responsável pela coesão do texto A é chamado de coesão por referência. Observe que o pronome lhe recupera a palavra Théo por dois momentos, ao longo do texto; o pronome pessoal as retoma "algumas coisas abstratas", e o pronome demonstrativo aquele retoma a idéia de "ambiente de quadros e de coisas de arte".
 
 
 


Texto B
"Quase quatro séculos se passaram desde que Shakespeare escreveu Hamlet. Ainda hoje, porém, a tragédia do príncipe da Dinamarca conserva toda a sua força: obra de arte - das maiores da literatura teatral em todos os tempos - , mantém inteiro seu fascínio, comove e instiga, emociona e faz pensar." ( Coleção Teatro Vivo).
   
   
  As peças de Shakespeare revelam o seu profundo conhecimento da alma humana  
 
 
 
Observe que a expressão "a tragédia do príncipe da Dinamarca" retoma a palavra Hamlet da qual é sinônima. Esta maneira de retomar uma palavra ou expressão através do uso de um sinônimo é conhecida como coesão lexical. Pode-se também obter este tipo de coesão textual por meio do uso dos hiperônimos.
 
 
 


Texto C

Três Idades

A vez primeira que te vi,
Era eu menino e tu menina.
Sorrias tanto...
Havia em ti
Graça de instinto, airosa e fina.
Eras pequena, eras franzina...(...)
( A cinza das horas, Manuel Bandeira)

   
   
  Manuel Bandeira foi um dos pioneiros do Modernismo no Brasil  
 
 
 

O trecho destacado da poesia "Três Idades" de Manuel Bandeira, faz uso do mecanismo de coesão chamado elipse. Observe que as formas verbais da segunda pessoa do singular sorrias e eras retomam a expressão "tu menina", e conferem coesão ao texto. É importante assinalar que a coesão por elipse depende do emprego da forma verbal correta. Caso contrário, o texto apresentará problemas de coesão.

Coesão - Produção de Textos

Vale dizer: na produção de um texto coeso poderemos nos servir de todos estes mecanismos de coesão estudados em separado. Pois, a coesão lexical, por referência e por elipse comumente acham-se associadas em um mesmo texto.