Português » Prática de Leitura de Textos » Relação entre textos » Conceito de intertextualidade
 
 
Conceito de Intertextualidade
 
 
 
Você já parou para pensar por que escrevemos melhor quando temos um bom hábito de leitura?
 
 
 
A resposta a esta pergunta é muito simples: tudo o que aprendemos fica inserido no campo das idéias (na nossa memória). Quanto mais aprendemos, mais nos tornamos aptos a elaborar textos, expor opiniões e desenvolver argumentos. Isso acontece porque nosso pensamento é capaz de fazer interagir as várias formas do saber. Esse fenômeno é chamado de Intertextualidade.
Observe, com atenção, estes dois quadros:
   
   
   
 
 
 

O que você acha que eles têm em comum?
   
   
   
 
 
 
Como observamos, a interação de várias formas do conhecimento recebe um nome específico. Tudo o que aprendemos durante toda a vida vai se acumulando, e assim poderemos sempre relacionar nosso aprendizado antigo com o nosso conhecimento mais recente.
 
 
 
A Intertextualidade faz parte do nosso cotidiano. Aparece em textos científicos (quando alguém cita, em seu relatório, autores reconhecidos para dar veracidade às suas afirmações), nos filmes baseados em obras literárias, nas músicas que nos lembram outras e mesmo em conversas informais (quando dizemos "Fulano disse que...").
  Damos o nome de INTERTEXTUALIDADE ao diálogo entre conhecimentos e à criação de um novo tipo de mensagem a partir de uma idéia previamente desenvolvida.