Matemática » Conjuntos Numéricos » Conjunto dos números naturais » Definição e exemplos
 
 
Naturais - Definição e exemplos
 
 
 
Estes números, talvez os primeiros a serem utilizados pelo homem, porque nasceram diretamente da necessidade de se contar objetos.
O conjunto dos números naturais, denotado por N, é o conjunto formado pelos números 0, 1, 2, 3, 4, ... N = {0, 1, 2, 3, 4, ...}
 
 
 
Existe um subconjunto de N, muito importante, que vale a pena ser destacado:
N* = N - {0} = {1, 2, 3, 4, 5, ...};
Vamos utilizar a notação * , ao lado de um conjunto, sempre que quisermos excluir o elemento zero deste conjunto. Observe que, para um número natural a ¹ 0, o simétrico de a, ou -a, não existe em N, ou seja, -a Ï N. Por exemplo, se a = 3 então –3 Ï N. O resultado disso é que o símbolo “a – b” não tem significado em N para todos a, b Ï N. Isto quer dizer que a subtração em N não é uma operação. Para poder trabalhar com a operação subtração, vamos introduzir um novo conjunto numérico. Ele será chamado de conjunto dos números inteiros, clique aqui para conhecê-lo.
  No conjunto dos números naturais N, são definidas duas operações fundamentais: a adição e a multiplicação, que apresentam algumas propriedades específicas. Para saber mais sobre estas propriedades clique aqui!