História » Apogeu da República Velha » República Oligárquica » O governo de Campos Sales
 
 
Governo Campos Sales (1898 – 1902)
 
 
 
Campos Sales era o legítimo representante da elite cafeicultora paulista. Por isso, sua política econômica pretendia eliminar a crise e apoiar o café. Primeiro negociou a dívida externa brasileira, no acordo funding loan que estabelecia:
  • Suspensão por três anos do pagamento dos juros;
  • Suspensão por treze anos do pagamento das prestações da dívida;
  • Os juros e prestações não pagas representariam outra dívida que seria paga a partir de 1911 e poderia se estender por 63 anos, a juros de 5% ao ano.
  • Garantia para o pagamento: as rendas da alfândega do Rio de Janeiro foram hipotecadas aos banqueiros ingleses.
 
 
 
Esse acordo proporcionou ao governo Campos Sales relativa tranqüilidade econômica, mas condenava a graves dificuldades os governos seguintes.
Campos Sales também empreendeu políticas de combate à inflação, principalmente reduzindo a emissão de papel moeda. Porém, essa medida gerou uma crise nos setores ligados à indústria e ao comércio, devido à diminuição do consumo.
Visando combater os déficits orçamentários, o presidente restringiu as despesas governamentais. Outra medida foi a valorização da moeda, o que levou a uma queda no preço dos produtos importados. Todas essas mudanças prejudicavam a indústria e o comércio, sempre numa tentativa de valorização da agricultura cafeeira.
Entretanto, a característica mais importante do governo Campos Sales foi a instauração da Política dos Governadores.
   
   
  Campos Sales