História » Apogeu da República Velha » República Oligárquica » O governo de Prudente de Moraes
 
 
A Guerra de Canudos
 
 
 
O cenário da guerra de Canudos foi o sertão da Bahia e seus personagens o povo sertanejo que vivia em péssimas condições de vida, devido o descaso governamental em relação à seca e aos demais problemas econômicos da região.
   
   
   
 
 
 
Diante das precárias condições, o povo elaborava formas alternativas de sobrevivência como o cangaço, a emigração e a pregação de líderes messiânicos. Antonio Conselheiro foi um desses homens que, percorrendo regiões pobres, pregavam a religião cristã reunindo seguidores fiéis. Em 1893, Conselheiro e alguns seguidores se fixaram na região de Canudos, fundando a comunidade de Belo Monte.
   
   
   
 
 
 
Em Belo Monte formou-se uma comunidade coletiva que atraiu multidões. O governo da Bahia logo interferiu na região e, em 1896, enviou a primeira expedição militar contra Canudos que foi massacrada pelos sertanejos. Várias campanhas tentaram destruir Canudos, todas fracassadas.
   
   
   
 
 
 
Em outubro de 1897 após sucessivas invasões, Canudos foi derrotada. Todos os seus habitantes foram mortos – calcula-se que sua população chegava a 30 mil. Canudos somente foi vencida após a dizimação de todos os seus membros.