História » Apogeu da República Velha » República Oligárquica » O governo de Prudente de Moraes
 
 
O Governo de Prudente de Moraes (1894 - 1898)
 
 
 
Mesmo sendo representante da oligarquia cafeeira, o governo de Prudente de Moraes ainda vivenciou momentos de participação expressiva dos militares. Por isso, seu governo foi considerado de transição.
Prudente de Morais tinha a difícil missão de consolidar o poder do grupo cafeeiro na política nacional. Nesse contexto, seu governo foi totalmente voltado para políticas de apoio à agricultura, desprezando incentivos que visassem a industrialização e o comércio. Durante seu governo algumas medidas chegaram a ser bastante desfavoráveis ao grupo industrial, especialmente a diminuição das taxas alfandegárias que levou muitas empresas à falência.
Em 1896, Prudente deparou-se com um acontecimento inesperado: a Guerra de Canudos. Apenas em 1897 o governo conseguiu vencer os sertanejos, após os seguidos fracassos das expedições militares.
   
   
   
 
 
 
O despreparo dos militares, notado pela sucessão de derrotas em Canudos, levou as ações do Exército à impopularidade e os afastou do cenário político. Em 1898, Campos Sales foi eleito já sem o fantasma do militarismo, o que consolidou definitivamente o poder oligárquico.