História » Apogeu da República Velha » República Oligárquica » O governo de Campos Sales
 
 
A política dos governadores
 
 
 
Campos Sales almejava um governo sem problemas políticos, já que os econômicos eram muitos. Para resolver estas questões, instituiu a política dos governadores que se caracterizava pela troca de favores entre governadores e governo nacional. Os governadores que apoiassem as medidas presidenciais teriam seus candidatos eleitos para o cargo de governador. Assim, legitimou-se, nos níveis federal e estadual, a fraude eleitoral comum nos municípios.
Os líderes locais, chamados coronéis, cultivavam a política de coronelismo. Controlavam o eleitorado das pequenas comunidades urbanas e rurais.
   
   
   
 
 
 
A influência econômica e política do coronel fazia com que seu “curral” eleitoral votasse no seu candidato pelo chamado “voto de cabresto”. A fraude, que se iniciava nos municípios com o coronelismo, atingia os estados e o governo federal com a política dos governadores.
A política dos governadores evoluiu para a “política do café-com-leite”, uma alternância na política nacional de representantes paulistas e mineiros. Com esta política, os latifundiários destes estados passaram a se revezar no governo federal.