História » Apogeu da República Velha » A República Velha
 
 
A República velha (1889 – 1930)
 
 
 
Com a Proclamação da República, cafeicultores e militares ocuparam o poder. Por mais de quarenta anos, a oligarquia cafeeira influenciou ou exerceu o governo, característica que marcou decisivamente os primeiros anos da República. Por isso, a primeira fase do período republicano foi chamada de República Velha.
A Primeira República (ou República Velha) pode ser dividida em duas fases. No primeiro momento os militares, com o apoio da elite agrária, exerceram o poder - no período da República das Espadas. Em 1894, com a eleição de Prudente de Moraes, cafeicultor paulista, consolida-se definitivamente o domínio oligárquico no Brasil, com a ascensão ao poder da elite agrária. Este segundo período estendeu-se até a Revolução de 1930 e foi chamado de República Oligárquica.
   
   
   
 
 
 
As diferenças no projeto republicano desejado por militares e cafeicultores levaram à ruptura entre estes, ocorrida logo nos primeiros anos de República. Os militares, influenciados pelo positivismo de Auguste Comte, viam na ordem e no progresso o caminho para a evolução política e econômica do país. Já os cafeicultores, inspirados no modelo norte-americano, apostavam no liberalismo econômico e político, com maior autonomia para os Estados, o que levaria à descentralização política.