História » Mineração » Introdução » A Administração na Região das Minas
 
 
Literatura
 
 
 
Durante a mineração, a literatura se consolidou como uma das mais atuantes formas artísticas do Brasil colônia, servindo como resistência ao poder metropolitano. As duras regras e os impostos que Portugal impunha na região fizeram com que muitos jovens da sociedade mineira se indignassem com a situação e almejassem mudanças.
 
 
 
O ouro extraído de Minas Gerais propiciou a muitos jovens, filhos de ricos mineradores, a continuação dos estudos em países europeus, principalmente em Portugal. Durante os estudos, muitos entraram em contato com o pensamento iluminista (idéias de independência das treze colônias americanas e os rumores da Revolução Francesa.
Quando retornavam ao Brasil deparavam-se com a insustentável situação de dominação metropolitana e de cobrança de altos impostos. Neste contexto surgiram os líderes do movimento inconfidente. Eles foram responsáveis pela Inconfidência Mineira. Alguns deles não eram só revolucionários, eram também poetas, como Silva Alvarenga, Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. O movimento arcadista, que tem como características principais o bucolismo e a retomada da cultura greco-romana , foi introduzido no Brasil por estes jovens.
   
   
  Dama