História » Iluminismo » A Independência dos Estados Unidos
 
 
A independência dos Estados Unidos
 
 
 
Também chamada de Revolução Americana, a independência dos Estados Unidos, de 1776, marcou o início da crise do Antigo Regime. Juntamente com a Revolução Industrial (1760-1850) e a Revolução Francesa (1789-1799), acabou com o Estado absolutista e implantou o Estado liberal, controlado pela burguesia e dominado pelo modo de produção capitalista.
Influenciada pelas idéias iluministas, que defendiam a liberdade e se opunham a um governo autoritário, a independência das treze colônias da América do norte pôs fim ao pacto colonial e instaurou um tipo de regime político inteiramente novo: a República baseada na democracia representativa.
   
   
  Bandeira Norte-Americana  
 
 
 
A COLÔNIA INGLESA ANTES DA INDEPENDÊNCIA
 
 
 
Havia profundas diferenças entre as colônias do norte e do centro (policultura, trabalho livre e pequena propriedade) e as do sul (monocultura em grandes propriedades, base no trabalho escravo e economia voltada para o mercado externo).As colônias se desenvolveram com uma relativa autonomia.
A Inglaterra não exercia efetivo controle sobre as suas possessões porque tinha as atenções voltadas à instabilidade política interna e às guerras européias. O pacto colonial, inexistente na prática, levou o desenvolvimento econômico das colônias até o ponto em que o comércio colonial passou a concorrer com o metropolitano, o que despertou reações da Inglaterra, culminando no processo de independência.
   
   
  Mapa