História » Iluminismo » O Processo Emancipacionista
 
 
Independência Latino Americana.
 
 
 
A Inglaterra mudou a política nas colônias da América. Buscava novos mercados depois da Revolução Industrial para aplacar o custo da Guerra dos Sete Anos (1756-1763) contra a França. Apesar de tomar vastas áreas coloniais da França (especialmente à oeste das treze colônias da América), a Inglaterra se encontrava tinha problemas econômicos.
 
 
 
Para pagar parte dos custos da guerra, o Parlamento inglês aumentou as taxas e os direitos da Coroa na América, criou leis restritivas e tentou impor uma rígida política mercantilista. Essas medidas eram contrárias ao regime comum das colônias, de liberdade e autonomia.
A Lei do Açúcar (Sugar Act), de 1764, taxava produtos que não viessem das Antilhas Britânicas, entre eles o melaço, necessário para a fabricação de rum e açúcar.De 1765, a Lei de Selo (Stamp Act) exigia que todo material impresso na colônia fosse marcado com um selo real, vendido pela metrópole. Os colonos protestavam, argumentando que eram impostos vindos de um parlamento onde não tinham representação. Com a Lei do Chá, de 1773, o monopólio foi dado à Companhia das Índias Orientais. Os colonos, prejudicados, reagiram em dezembro.
   
   
   
 
 
 
Disfarçados de índios, atacaram três navios ingleses no porto de Boston e jogaram no mar todo o carregamento de chá. O episódio ficou conhecido como Boston Tea Party ou o incidente do chá de Boston.
O Parlamento reagiu energicamente, com as Leis Intoleráveis (1774), que estabeleciam o fechamento do porto de Boston e exigiam a indenização pela perda de chá. Houve a ocupação militar de Boston e da colônia de Massachussets. Ao mesmo tempo, o governo barrou a expansão territorial dos colonos para além da faixa litorânea, no território a oeste das colônias.
   
   
   
 
 
 
A INDEPENDÊNCIA
Indignados com as Leis Intoleráveis, os colonos reunidos no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, em setembro de 1774, pediram a revogação das leis. No ano seguinte, o Segundo Congresso Continental decidiu pelo rompimento com a Inglaterra.
 
 
 
Em 4 de julho de 1776, o Congresso publicou a Declaração de Independência dos Estados Unidos. De forte inspiração iluminista, a Declaração foi redigida por Thomas Jefferson com a colaboração de Benjamin Franklin e Samuel Adams, entre outros. Proclamada legalmente, ela ainda não estava conquistada. Foram gastos anos de luta para se efetivar. George Washington organizou o exército para garantir a independência.
O exército americano, sem uma estrutura organizada e recursos financeiros para enfrentar os ingleses,conseguiu, sob a liderança de Benjamin Franklin a o apoio da França à sua causa. Muitos franceses iluministas foram para a América lutar ao lado dos que buscavam a liberdade. Já o governo absolutista da França via a oportunidade de derrotar seu tradicional inimigo. Seu apoio seria fornecido pelo envio de homens, armas e dinheiro. Após a vitória na Batalha de Saratoga, em 1777, os norte-americanos obtiveram o apoio da Espanha e da França, fundamental para apressar o fim da guerra. A batalha decisiva deu-se em Yorktown, quando os soldados ingleses foram cercados pelas forças francesas e americanas. Com a derrota, os ingleses se retiraram. Apenas em 1783, com a assinatura do Tratado de Paris, a Inglaterra reconheceu a independência de suas treze colônias.
   
   
  Símon Bolivar liderou vários movimentos emancipacionistas na América Latina.  
 
 
 
A FORMAÇÃO DO NOVO ESTADO
A primeira Constituição dos Estados Unidos, de 1787, definia o Estado como uma república federativa (poder central forte com relativa autonomia dos estados membros). No sistema presidencialista, George Washington se tornou o primeiro presidente.Ficou estabelecido os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, todos independentes. O chefe do Executivo seria o presidente da República, eleito para um mandado de quatro anos. O Legislativo (Congresso), responsável por votar leis e orçamentos, era formado pela Câmara dos Representantes e pelo Senado. A Corte Suprema, formada por nove juizes indicados pelo presidente, resolveria os conflitos entre os Estados e entre eles e a União. Em linhas gerais, esta Constituição permanece em vigor ainda hoje nos Estados Unidos.A independência norte-americana serviu de inspiração aos movimentos emancipacionistas no continente americano, levando à ruína do antigo sistema colonial e do Antigo Regime.