História » Período Colonial II » Introdução » Expansão Territorial
 
 
Os Tratados de limite territorial
 
 
 
Conflitos territoriais entre espanhóis e portuguesas (região sul).
Com a expansão territorial portuguesa, o Tratado de Tordesilhas foi anulado. A insatisfação espanhola com as perdas territoriais levou ao início de conflitos nas regiões expandidas. Em 1750 foi criado um novo tratado: o Tratado de Madri, que afirmava que a terra pertenceria a quem de fato a ocupasse.
 
 
 
O problema deste acordo era a descontinuidade em ambos os territórios, principalmente na fronteira das terras ao sul.Assim, ficou negociado que a Colônia de Sacramento ficaria sob o domínio espanhol e Portugal ficaria com Sete Povos das Missões. As regiões se rebelaram com o acordo e revogaram as decisões do Tratado.
Em 1777 foi decretado o Tratado de Santo Ildefonso, que concedia à Espanha a região de Sacramento e dos Sete Povos das Missões, restando a Portugal os territórios dos atuais estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Portugal não aceitou o acordo e as disputas territoriais persistiram até 1801, quando pelo Tratado de Badajós ficou decidido que Sete Povos das Missões ficaria com Portugal e Sacramento permaneceria com a Espanha. Este acordo retomou a antiga decisão do Tratado de Madri, resolvendo as questões da região sul do Brasil.
   
   
  Tratados Sul