História » Europa e América do Norte no séc. XIX » Estados Unidos » Consolidação e expansão do Novo Estado
 
 
Consolidação e expansão do Novo Estado
 
 
 
CONSOLIDAÇÃO E EXPANSÃO DO NOVO ESTADO Após a independência, os Estados Unidos tiveram grande desenvolvimento comercial e industrial, além de aumentar consideravelmente a população e o território.
 
 
 
O crescimento do comércio norte-americanofoi afetado pelas guerras napoleônicas e pelo bloqueio continental europeu, já que o país foi impedido de comercializar com a França.
As pretensões sobre o Canadá levaram o país a entrar em nova guerra contra a Inglaterra. Foi a Segunda Guerra de Independência (1812-1814), que terminou com a assinatura da Paz Eterna de Grand, pela qual se fixava a fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá inglês.
   
   
  Mapa mostra o enorme crescimento dos EUA no século XIX. Todos rumavam para o oeste.  
 
 
 
A Doutrina Monroe, criada pelo presidente James Monroe em 1823, resumiu a política externa do país: América para os americanos. Ela representava asolidariedade com a independência das nações latino-americanas e vedava às potências européias novos empreendimentos coloniais no continente. Com isso, eliminava a concorrência no projeto de expansão imperialista.
A conquista do oeste foi incentivada por dois fatoresª A descoberta de ouro na Califórnia, levando à corrida do ouro em 1848 e 1849; e o Homestead Act, de 1862, que dava 160 acres de terra no oeste, de graça, para quem lá se estabelecesse durante cinco anos.
   
   
  Presidente James Monroe criou a doutrina Monroe em 1823 e mudou a política externa do país: América para os americanos.  
 
 
 
A construção de ferrovias acompanhou essa verdadeira marcha para o oeste, que levou à expropriação das populações nativas.O avanço territorial dos Estados Unidos foi justificado pela doutrina do Destino Manifesto, que defendia a anexação de todas as regiões possíveis. A conquista da costa oeste possibilitaria o acesso direto aos mercados do oriente e a anexação da Flórida permitiria alcançar toda a América Latina pelo Golfo do México e pelo Mar das Antilhas.A ocupação dos vastos territórios na América do Norte foi incentivada por migrações internas e pela imigração européia. Entre 1820 e 1860, a população do país saltou de 9 milhões para 31 milhões. Entre 1830 e 1860, imigraram para lá 5 milhões de europeus.
A expansão territorial teve início após a independência e com a aceleração da conquista do oeste. Partindo da costa leste (das 13 colônias) os pioneiros avançaram para o interior até encontrar o oceano Pacífico.
Para o crescimento do território também foram compradas áreas coloniais pertencentes à potências européias. A Louisiana foi comprada da França (1803) a Flórida foi comprada da Espanha (1819) e o Alasca da Rússia (1867). O Texas, separado do México, foi incorporado ao território americano em 1845.
Em seguida, Os Estados Unidos entraram em guerra com o México por problemas de fronteiras (1846-1848). Com a vitória, foram anexados Califórnia, Arizona, Novo México, Utah, Nevada e Colorado.