História » Era Napoleônica e Congresso de Viena » Era Napoleônica » O Império
 
 
O império
 
 
 
IMPÉRIO (1804-1815)
Em 1804, Napoleão instituiu o império e foi coroado na catedral de Notre-Dame, com o título de Napoleão I. Sob o seu império, formou-se uma nova aristocracia, vinda da alta burguesia, que passou a ocupar os altos cargos do governo. A economia foi estimulada e o exército reformado e modernizado. Este era o grande respaldo do governo e o recrutamento tornou-o o maior da Europa, com mais de um milhão de soldados.
 
 
 
O governo tornou-se despótico. As Assembléias eleitas por sufrágio universal deram lugar a um sistema de eleições indiretas e só as pessoas ricas podiam ser eleitas. O Tribunal e os Corpos Legislativos perderam suas funções. As liberdades individuais e políticas foram desrespeitadas e a liberdade de imprensa foi anulada.
Na política externa , a França se envolveu em numerosas guerras. A Inglaterra via neste país um rival aos seus produtos industrializados e vários países absolutistas temiam os reflexos da Revolução Francesa. Por motivos políticos ou econômicos, diversos países se uniram contra a França formando várias coligações ao longo da era napoleônica. Quando as derrotas militares começaram a se suceder, o império se enfraqueceu e o governo de Napoleão caiu diante de seus inimigos, que restabeleceram a dinastia Bourbon no país.
   
   
  Coroação: Coroação de Napoleão Bonaparte