História » América Pré-Colombiana » Os Incas
 
 
Os Incas
 
 
 
O império inca abrangia as atuais regiões do Peru, Equador e Bolívia, avançando por parte do Chile e Argentina. Teve sua origem no século XIV no Peru, nos arredores da cidade de Cuzco e expandiu-se rapidamente, chegando a somar cerca de 15 milhões de habitantes. A civilização entrou em processo de decadência em 1532, quando foi conquistada pelos espanhóis sob a liderança de Francisco Pizarro.
O poder era exercido pelo Inca, governante cujo poder estava limitado apenas pelos costumes da comunidade. Considerado a encarnação do Sol, era adorado como um deus. Ele era o guardião dos bens do Estado, especialmente da terra, distribuía os cargos públicos e era o chefe supremo do exército. Podia ter várias mulheres além da coya, a esposa principal, filha de uma das mulheres de seu pai (nunca de sua mãe).
   
   
   
 
 
 
A sociedade era fortemente hierarquizada e predominava a servidão coletiva. O aylus era a comunidade camponesa que sustentava o luxo dos setores privilegiados (nobreza, os funcionários da etnia inca, a família do imperador e o inca). Eles mantinham grandes armazéns, onde guardavam roupas e gêneros para os períodos de adversidades e forneciam dias de trabalho para a construção de obras públicas (canais de irrigação e estradas)Os incas adoravam diversos deuses, em geral associados a elementos da natureza. Os principais deuses são Inti, (Sol), Viracocha, (pai de Inti) e Huari, (da colheita e da água).A agricultura era a base da economia. Para alimentar a numerosa população, a agricultura se desenvolvia até pelas encostas íngremes com o sistema de terraços andinos (degraus construídos com paredes de pedras e patamares de terra vegetal). Para aumentar a produtividade adubavam e irrigavam a terra. Cultivavam a batata, a coca, o feijão, o milho, pimenta e frutas, entre elas, o abacate.Domesticavam a lhama e a alpaca, utilizadas para transportar e como alimento.
 
 
 
Apesar de não conhecerem a roda e o ferro, realizaram notáveis desenvolvimentos como a construção de estradas, pontes, túneis e obras arquitetônicas, como os terraços para plantio, templos e fortalezas. Dentre os conjuntos arquitetônicos mais conhecidos da sociedade inca está a cidade de Machu Picchu, descoberta em 1912 por um pesquisador norte-americano.
Os incas não dominavam a escrita, mas desenvolveram um sistema para fazer contas, o quipu. As informações eram registradas em cordões de tamanhos e cores diferentes com diversos nós presos a um cordão principal. Eles identificavam a informação pela cor do cordão, pela quantidade e pela posição dos nós.
   
   
  A cidade de Machu Picchu está localizada nos Andes, a cerca de 120 km de Cuzco.  
 
 
 
Além de dominar conceitos matemáticos, eles desenvolveram a astronomia e a astrologia.A conquista da civilização inca pelos espanhóis foi facilitada pela crise do poder central do império. À época da chegada de Pizarro, os irmãos Huascar e Atahualpa disputavam o poder. Os espanhóis se aproveitaram da situação, capturaram Atahualpa e o condenaram à morte em 1533. No mesmo ano, Huascar foi assassinado em conflitos de grupos étnicos contra as autoridades do antigo império. A resistência inca durou mais 40 anos, até a morte de Tupac Amaru, o último imperador, em 1572, quando os espanhóis consolidaram definitivamente domínio sobre os incas.
   
   
  O quipu era utilizado pelos incas para fazer contas.