História » Capitalismo Comercial e Expansão Marítima » Expansão Marítima
 
 
Portugal
 
 
 
Portugal foi o primeiro país a se lançar às grandes navegações. Seu pioneirismo foi explicado por suas características específicas: a precoce centralização política e a Revolução de Avis em 1385; a localização geográfica, voltada para o Oceano Atlântico; os estudos náuticos iniciados em Sagres pelo rei D. Henrique, o Navegador, que reunia navegadores experientes, cartógrafos e mercadores.
 
 
 
As primeiras navegações portuguesas realizaram-se próximas à costa européia, como a tomada de Ceuta no continente africano em 1415 e a colonização das ilhas Açores, Madeira e Cabo Verde no Atlântico.
A grande façanha portuguesa foi a chegada às Índias, contornando o continente africano. Após muitas empreitadas marítimas, Vasco da Gama, em 1498, conseguiu chegar em Calicute e realizar o ambicionado comércio com este povo.
   
   
  Península Ibérica  
 
 
 
Sua chegada foi precedida por outras viagens portuguesas que propiciaram a descoberta do caminho, como a chegada de Bartolomeu Dias ao Cabo da Boa Esperança em 1488. E, a chegada portuguesa a América em 1500, com a viagem de Pedro Álvares Cabral. Com as descobertas e o intenso comércio com as Índias, Lisboa tornou-se um rico e importante centro comercial, o maior entreposto comercial entre o continente asiático e a Europa.
   
   
  vasco Da Gama