História » Alta Idade Média » Civilização Muçulmana
 
 
Civilização Muçulmana
 
 
 
A Arábia antes de Maomé
Península Arábica está localizada no Oriente Médio, entre o Mar Vermelho, o Oceano Índico e o Golfo Pérsico. Com exceção das regiões montanhosas do sudoeste (Iêmen), a maior parte de seus três milhões de quilômetros quadrados apresenta um clima desértico, que dificulta a sobrevivência do homem.
 
 
 
Antes do surgimento do Islamismo, o povo árabe estava dividido em dois grupos: os árabes do deserto, também chamados de beduínos, que viviam no interior da península, e os árabes das cidades, que viviam no sudoeste da Península. Os beduínos eram nômades e possuíam características bem diferentes dos árabes do sul, porém, ambos possuíam um traço em comum: a língua árabe. Não possuíam um governo centralizado, estavam divididos em tribos, que eram a base de toda a vida política e social. Eram politeístas, cada tribo possuía seus próprios deuses e venerava seus ancestrais. Acreditavam também nos djins, espíritos maus que preparavam armadilhas para as pessoas.
   
   
  Mapa  
 
 
 
A dificuldade em sobreviver levou os beduínos a desenvolver uma escassa agricultura de tâmaras e trigo nos oásis, a criação de rebanhos e a formação de caravanas de comércio que se deslocavam por toda a Península. Os oásis e as cidades lhes serviam de escalas e entrepostos de mercadorias.
 
 
 
Ao contrário do que acontecia na região desértica, o litoral da Península Arábica oferecia melhores condições de vida, pois permitia a prática da agricultura. Nessa região duas cidades se destacaram como importantes centros comerciais: Meca e Yatreb.
Meca era uma cidade de grande importância religiosa para os árabes do deserto, pois abrigava a Caaba, um templo onde se encontravam mais de 360 ídolos das tribos do deserto. Lá também estava, como está até hoje, a Pedra Negra – um provável fragmento de meteoro – protegida por uma tenda de seda preta de forma cúbica.
   
   
  Meca  
 
 
 
Para Meca se dirigiam as mais diversas tribos, que iam adorar a Pedra Negra e seus deuses. Cada tribo trazia produtos típicos de seus remotos lugares para comercializar. Porém, todas as transações comerciais eram controladas pela tribo dos coraixitas, grandes comerciantes de Meca.A Arábia só seria unificada no século VII, em torno de um personagem, Maomé, e suas pregações.
   
   
  Caaba