Geografia » A Dinâmica Ambiental » Introdução » A natureza como recurso para a vida humana
 
 
A natureza como recurso para a vida humana
 
 
 
O homem sempre encontrou na natureza os meios necessários para sua sobrevivência. Ao longo da história, nós, seres humanos, temos transformado gradativamente a natureza e o meio ambiente, adaptando-o às nossas necessidades. Fazemos isso ao construir pontes, casas, carros e reservatórios de água. Mudamos a natureza, também, ao plantarmos espécies vegetais em grandes extensões de terra para nos alimentar (agricultura). Na natureza, tais plantas não nascem assim. O mesmo fazemos com aves, bovinos e peixes, criados em cativeiro.
A utilização da natureza como recurso para a sobrevivência humana depende, portanto, da própria intervenção humana, ou seja, a natureza precisa ser transformada, modificada e adaptada para ser recurso para o homem.
   
   
   
 
 
 
Uma das formas mais importantes de utilização da natureza pelo homem é a sua transformação em fonte de energia. A utilização dos recursos naturais como fonte de energia está diretamente associada ao desenvolvimento de novas tecnologias e novos conhecimentos acerca da natureza. Carvão e petróleo, principais fontes de energia da sociedade urbano-industrial, sempre estiveram no subsolo terrestre, mas foi preciso um longo processo de desenvolvimento tecnológico para que eles fossem aproveitados como fonte de energia. Da mesma forma, o aproveitamento dos rios, do sol e do vento como fontes de energia dependeram de descobertas e adaptações tecnológicas feitas pelo homem.
   
   
  Linha "evolutiva" de utilização das fontes de energia