Geografia » Geopolítica Contemporânea » Formação e conflitos: Estados Nacionais » Introdução
 
 
Introdução
 
 
 
A geopolítica contemporânea trata da dimensão espacial das relações e dos conflitos existentes entre os Estados-nacionais. Os acordos e tratados que os países estabelecem, bem como as guerras que travam, acabam gerando mudanças na organização e na divisão geográfica dos continentes. Observamos isso na 1ª e na 2ª Guerra Mundial.
Os conflitos entre palestinos e israelenses, no oriente médio, são um dos mais importantes problemas geopolíticos da atualidade. Tal problema envolve justamente a questão da conquista de um espaço geográfico (território disputado entre palestinos e israelenses). O processo de formação dos Estados-nacionais africanos e asiáticos também envolve um conjunto de transformações na divisão territorial da África e da Ásia, inclusive com repercussões ainda visíveis na vida dos povos que habitam essas regiões.
As transformações políticas decorrentes do fim da União Soviética, em 1991, tiveram um impacto profundo na geopolítica européia. Essas transformações significaram o fim de uma ordem mundial bipolar e o início de uma nova ordem que ainda está em andamento. Como resultado dessa nova ordem, territórios antes separados foram unificados e, por outro lado, territórios antes unificados se fragmentaram.
As mudanças não param de acontecer, a cada dia novas fronteiras territoriais são criadas e tantas outras são quebradas. A geopolítica não é, portanto, o conhecimento de um mundo pronto, mas a observação das formas pelas quais as sociedades humanas se transformam e produzem o espaço geográfico que habitam.