Física » Eletromagnetismo » Campo magnético » Linhas de campo magnético
    
 
 
Linhas de campo magnético
 
 
 
Conhecendo-se o sentido e a direção de um campo magnético é possível desenhar as suas linhas de campo. Tais linhas de campo geradas por qualquer ímã se orientam do pólo norte ao pólo sul deste ímã retilíneo:
   
   
   
 
 
 
 
Importante: A Terra também pode ser vista como um imenso ímã, seu campo magnético tendo forma similar a de um ímã retilíneo. Suas linhas de campo vão do pólo de natureza magnética norte ao pólo de natureza magnética sul, ou seja, seu campo magnético aponta sempre para o norte (norte geográfico).
 
 
 
Fato importante: Os campos elétrico e magnético apresentam vários pontos em comum: ambos são campos vetoriais, o que permite que sejam representados através de linhas de campo, sendo que para traçar as linhas de campo elétrico utilizamos uma carga de prova positiva, já para desenhar as linhas de campo magnético exploramos o espaço com uma agulha magnética de prova.
   
   
   
 
 
 
 
Uma outra semelhança é que as cargas elétricas têm nomes diferentes, sendo que cargas diferentes se atraem e cargas de mesmo sinal se repelem. Como ímãs, temos uma situação bastante semelhante: os ímãs apresentam dois pólos de nomes diferentes, sendo que pólos de nomes iguais se repelem e de nomes diferentes se atraem.
 
 
 
Porém há uma diferença bem nítida entre estes dois campos: sabemos que é possível separar as cargas elétricas positivas das cargas elétricas negativas. No entanto, é impossível isolar os pólos negativo e positivo de um ímã: se formos dividindo os pólos de ímã diversas vezes, até reduzi-lo a pedaços muito pequenos, veremos ainda assim que tais pedaços se comportam como pequenos ímãs, apresentados os pólos norte e sul:
   
   
   
 
 
 
 
Importante: Isto demonstra a impossibilidade de obter um pólo isolado de um ímã, ou seja, mostra que a existência de um monopolo magnético é impossível.