Física » Eletromagnetismo » Campo elétrico » O campo elétrico - as linhas de campo
    
 
 
O campo elétrico; as linhas de campo - I
 
 
 
O Vetor Campo Elétrico
 
 
 
Quando a temperatura tem um valor definido em cada ponto de uma sala (medindo-o com um termômetro), podemos dizer que este conjunto de medidas fornece a distribuição de temperatura na sala, se constituindo na verdade em um campo de temperatura. Da mesma maneira, ao redor de um balão que se move no céu podemos associar um campo de pressão:
   
   
   
 
 
 
 
Estes campos de temperatura e pressão são exemplos de campos escalares, uma vez que a temperatura e a pressão são quantidades escalares.
 
 
 
Mas o que acontece quando temos uma distribuição arbitrária de cargas no espaço? Elas também geram um campo análogo aos campos de temperatura e pressão?
   
   
   
 
 
 
 
Neste caso, temos o que se chama de um campo vetorial, que consiste de uma distribuição de vetores campo elétrico, cada um deles estando associado a uma das cargas da distribuição:
   
   
   
 
 
 
 
Importante: Este campo é vetorial porque o campo elétrico é uma quantidade vetorial.
 
 
 
Mas como podemos descrever quantitativamente o que é o campo elétrico? Para isto, vamos colocar uma carga positiva (chamada carga de prova) próxima de um objeto carregado, como um bastão de metal, posicionando a carga próxima do ponto P:
   
   
   
 
 
 
 
Importante: Conhecer o campo elétrico numa dada região implica em conhecer as propriedades elétricas do espaço nessa região.
 
 
 
Vamos portanto medir a força elétrica que age sobre a carga de prova. Clique aqui para saber como isto é feito.