Física » Eletromagnetismo » Carga elétrica » Condutores e isolantes
    
 
 
Condutores e isolantes
 
 
 
É comum classificarmos os vários materiais dizendo que alguns são condutores elétricos e outros são isolantes.
 
 
 
Esta classificação baseia-se nas experiências realizadas com bastões atritados de diferentes materiais, que discutiremos a seguir: suponha que suspendemos por uma linha de seda um bastão de vidro atritado positivamente por atrito:
   
   
   
 
 
 
 
A seguir, seguramos um outro bastão de metal, já atritado com um pedaço de lã, por uma de suas extremidades, aproximando-o da extremidade do bastão de vidro suspenso:
   
   
   
 
 
 
 
Repetindo este procedimento com cada um dos bastões, observa-se que alguns deles não exercem força alguma sobre o bastão de vidro, seja ele de atração ou de repulsão. Isto significa que, apesar do atrito, estes bastões não se carregam de eletricidade.
 
 
 
Por exemplo, um bastão metálico não mostra qualquer sinal de eletrização em tal situação, porém, se fixarmos num destes bastões um suporte de plástico, de vidro ou de âmbar e o atritarmos novamente com lã, observaremos que ele se eletriza. Constatamos o fenômeno porque o bastão de vidro gira.
   
   
   
 
 
 
 
Para explicar esta diferença de comportamento dos bastões de vidro e de metal, necessitamos apenas supor que, num metal, algumas partículas elétricas têm liberdade de movimento, enquanto, no vidro, as partículas não têm essa liberdade.
 
 
 
Isto significa que, conforme nos mostra esta experiência, que as cargas transferidas por atrito aos bastões de metal conseguem fluir através destes (e do corpo do experimentador que os segura), dispersando-se no solo. Por permitirem essa condução de cargas, tais materiais são chamados de condutores. Por sua vez, materiais como o vidro, o plástico e a borracha, não permitem a fuga de cargas, sendo portanto chamados de isolantes.
  Esta distinção de substâncias em condutores e isolantes se aplica não apenas aos sólidos, mas também aos líquidos e aos gases. Entre os líquidos, são bons condutores de eletricidade as soluções de ácidos, de bases e de sais, enquanto que muitos dos óleos minerais comportam-se como isolantes. Já os gases podem se comportar como isolantes ou como condutores, dependendo das condições em que se encontrem.  
 
 
 
Importante: Materiais como o vidro, a borracha, o âmbar e a maioria dos materiais plásticos modernos são ótimos isolantes, enquanto que os metais, principalmente o cobre e a prata são ótimos condutores de eletricidade.
Curiosidade: Esta distinção entre materiais condutores e isolantes não é rigorosa, pois existem materiais mais ou menos condutores, assim como existem corpos mais ou menos isolantes. Há também corpos que apresentam propriedades intermediárias: são os semicondutores, amplamente usados na indústria eletrônica.