Física » Eletromagnetismo » Carga elétrica » Eletrização por contato - o eletroscópio
    
 
 
Eletrização por contato; o eletroscópio - I
 
 
 
Sabemos que é possível eletrizar um corpo atritando-o. No caso de um corpo condutor também é possível eletrizá-lo colocando-o em contato com outro corpo carregado.
 
 
 
Para constatar isto vamos considerar um bastão de metal eletricamente neutro, suspenso por um fio de seda. Iremos tocá-lo com outro bastão de metal previamente eletrizado, que seguraremos com o auxílio de um suporte isolante. Após o contato observa-se que o primeiro bastão se eletriza: a carga elétrica, inicialmente presente em apenas um deles, fica repartida entre os dois bastões condutores:
   
   
   
 
 
 
 
Podemos reconhecer se um corpo está eletrizado (e até mesmo de quanto ele está eletrizado) pondo-o em contato com um eletroscópio de folhas, que é um instrumento que revela a presença de cargas elétricas.
 
 
 
A versão mais simples deste instrumento é o antigo eletroscópio de folhas de ouro, que consistia de duas lâminas de ouro, muito finas, suspensas a uma barra metálica, mantidas no interior de um recipiente de vidro, sendo que na extremidade superior da barra metálica havia uma pequena esfera metálica:
   
   
   
 
 
 
 
Importante: A seda é um material isolante.
 
 
 
Os eletroscópios atuais são constituídos de uma haste metálica vertical, em cuja extremidade inferior há duas folhas metálicas finíssimas, geralmente feitas de alumínio. Na parte superior da haste há um pequena esfera metálica, que fica exposta, sendo que a parte inferior da haste e as folhas ficam mantidas num recipiente de vidro:
   
   
   
 
 
 
 
Mas como funciona um eletroscópio?
 
 
 
Quando as partes metálicas do eletroscópio não estão carregadas de eletricidade, as folhas permanecem na posição vertical e unidas por ação de seu próprio peso. Quando, porém, tocamos a esfera metálica acima da haste com um corpo eletrizado, uma parte desta carga se distribui por todo o condutor, que no caso são as folhas de alumínio. As duas folhas, agora carregadas de eletricidade de mesmo sinal, se repelem, abrindo-se. Quanto maior for a carga elétrica das folhas, mais as folhas se abrirão:
   
   
   
 
 
 
 
O eletroscópio também permite determinar se um material é um bom condutor ou um bom isolante. Para saber como isto é feito, clique aqui.